Arquivos



Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2010

O Terceiro Livro

    Agora que finalmente \"O Vento Norte\" está nas mãos de meus leitores beta, é chegada a hora de começar um novo projeto. Pessoas como eu, que desejam se tornar escritores profissionais no futuro, não podem se dar ao luxo de parar de escrever enquanto um outro projeto esta em análise. O segundo livro ainda irá demandar muito trabalho, mas não posso simplesmente ficar esperando que ele volte para trabalhar.

    Ao longo dos anos, muitas idéias para novos livros surgiram e amadureceram. De ficção cientifica hard até humor, esses pré-projetos vira e mexe rondam a minha cabeça e exigem um pouco da minha atenção. No entanto, é preciso escolher um no que trabalhar, já que com sorte esse irá no minimo demandar alguns meses (quando não anos) de minha dedicação.

    Para esse terceiro livro, decidi inovar um pouco. Tanto \"Pelo Sangue e Pela Fé\" quanto \"O Vento Norte\" tratam em sua essência de eventos de grande magnitude, guerras e embates que muitas vezes afetam boa parte do mundo.

    O meu próximo projeto na fila era inicialmente o livro que batizei provisoriamente como \"Canção da Liberdade\", que contaria a história sobre a independência de Aldarian de Myrtakos (fato mencionado nos outros livros). Mas ao analisar que tipo de história sairia disso, percebi que mais uma vez abordaria o tema da guerra entre dois povos, o mesmo dos livros anteriores (mesmo que a visão seja distinta). Achei por bem então deixar esse projeto descansar mais um pouco e buscar algo diferente para meus leitores.

    Foi então que me lembrei de uma história real que li há algum tempo e que imediatamente me fez pensar que grande livro de ficção aquilo daria. O livro tratava de um surto epidêmico na Londres do século XIX e sobre a luta de um homem contra essa doença.

    Por que abordar eventos grandiosos, decorrendo ao longo de meses e anos por inúmeros reinos se com essa história eu poderia relatar uma \"guerra\" travada em uma questão de semanas em um lugar tão restrito quanto o bairro de uma cidade? E que tipo de elementos fantásticos poderiam ser introduzidos nesse contexto que a história, nua e crua, não permitem. Assim surgiu a idéia para escrever \"Miasma\", título provisório de meu próximo projeto que irá contar exatamente isso, a luta de um jovem sacerdote para salvar sua cidade de um mal invisivel.

    Porém para esse terceiro projeto, eu pretendo utilizar uma abordagem diferente. Nos dois primeiros livros, eu utilizei o que se poderia chamar de método \"caótico\" de escrita, ou seja começar escrevendo a história sem ter certeza de onde ela iria parar. Pode ser uma forma divertida de se escrever, mas tem tantos revezes que a julgo inadequada para quem quer criar uma carreira de escritor. Não dá para lançar um novo livro a cada três ou quatro anos, os leitores não estão dispostos a esperar tanto por novidades, é por isso que decidi tentar algo novo.

    O método se chama \"roteirização da história\" e consiste basicamente de criar os personagens e as ambientações para em seguida planejar cena por cena antes mesmo de escrevê-las. A idéia aqui é escrever uma brevissima descrição de cada ponto da trama, organiza-las do começo ao fim e quando se tiver uma boa noção de como a história transcorrerá, ai sim partir para a escrita. É claro que esse não é um método engessado que impedirá que a história sofra alterações ao longo de seu curso, mas ainda sim espero conseguir escrever mais rápido e melhor com ele.

    É fato que nunca fiz algo semelhante (na verdade tentei fazer algo parecido no meio de \"O Vento Norte\", mas com a história já encaminhada se tornou pouco prático). Para realizar essa tarefa, comecei a buscar na internet ferramentas que pudesse me ajudar nessa missão. Muitos escritores profissionais utilizam metodologias de escrita e foi disso que fui atrás. Acabei encontrando dois programas cuja função é ajudar o escritor a organizar suas histórias. Um mais simples e gratuito chamado YWrite e um outro mais profissional chamado NewNovelist. Ambos me parecem muito bons e precisarei testar ambos antes de tomar minha decisão.

    Agora é começar tudo outra vez, sentar na cadeira, me apaixonar por uma nova trama e um novo personagem. Sofrer, suar e chorar para contar sua história e quem sabe agora, depois de alguns meses ao invés de anos, eu consiga ter algo pronto mais rapido e com melhor qualidade. Somente o tempo dirá

  por Claudio Villa | 2 comentários


Livraria Saraiva Livraria Cultura Livraria Sobrado Siciliano Fnac Livraria Nobel