Arquivos



Segunda-feira, 04 de Outubro de 2010

A Farsa

    O mercado editorial é sem dúvida um mar de incertezas, permeado por todo tipo de desafios e pessoas. Existem aqueles que lhe apoiam e colaboram com seu trabalho (como meu amigo Sério Pereira Couto, que tem sido um grande parceiro), existem aqueles que se aproximam de você por interesse e mesmo aqueles cujas razões não sabemos explicar. Esse é o caso de hoje.

    Vocês devem se lembrar do post Uma Grande Oportunidade postado em 13 de Setembro desse ano. Pois bem, nesse post eu falava sobre uma mensagem que havia recebido de um potencial editor e das portas que isso poderia abrir.

    É importante destacar que essa mensagem não surgiu do acaso, mais sim que havia todo um contexto por trás. Nessa mesma época fiquei sabendo através de fontes seguras que um editor de uma grande editora havia saido da empresa e estaria abrindo uma nova empresa. Quando recebi essa mensagem, tudo levava a crer que seria a mesma pessoa, o que deu certa credibilidade a mensagem.

    Porém hoje, após muitos sinais de que havia algo errado, a farsa caiu por terra. Falo daquele que se apresentou através do Skoob (e outros meios) como Cyro Lobo, um editor "jovem" que dizia representar grandes editoras e que estaria selecionando originais para serem analisados, para em seguida indica-los a essas editoras.

    O primeiro sinal de que havia algo estranho foi a idade: 22 anos. Como poderia alguém tão jovem ter trabalhado como editor em casas editorias tão grandes? A segunda e mais grave pista se referia as mensagens que ele enviava, todas com erros crassos de português, incompátivel com alguém que trabalha com livros.

    Não demorou para que minhas fontes confirmassem que o tal editor que estava abrindo uma editora não era ele. Além disso, o nome Cyro Lobo não trazia nenhum resultado na internet, porém o golpe de misericórdia aconteceu exatamente quando seu projeto ganhou um blog.

    No blog Apenas Escritos, o tal editor apresentava seu curriculo (Cyro Lobo, editor da Rocco / Intrínseca) juntamente da sua equipe de analistas de obras: um autor de um livro do qual nunca ouvi falar em 4 anos como livreiro, e que foi impossivel localizar a editora e mais três meninas, jovens demais para um trabalho como esse.

    No mesmo dia que esse blog foi ao ar, recebi informações de que tudo não passava de um embuste e para me certificar do que havia ouvido, resolvi ligar nas referidas editoras. Não houve surpresas, as editoras confirmaram nunca terem ouvido falar do tal Cyro Lobo e a Íntrinseca me solicitou o endereço do blog para tomar providências. Curiosamente, um dia depois, a farsa foi revelada no Skoob pela equipe do Apenas Escritos, que se diz igualmente enganada por esse editor.

    A pergunta que ainda fica (e talvez nunca seja respondida) é: Quem era realmente esse Cyro Lobo? O que ele pretendia com isso? (já que sempre solicitava textos já registrados). Gostaria realmente de uma explicação, mas duvido que um dia a tenha.

    Mas como toda experiência, ficam algumas coisas positivas: uma lição aprendida, um artigo para esse blog e um conto de gaveta que escrevi para o teste e que pode ser aproveitado fortuitamente.

    Nesse meio tempo, sigo buscando uma editora para O Vento Norte. Entreguei o original a seis editoras desde a bienal e recentemente tentei um novo contato com duas delas (até agora sem resposta) Tão logo tenha novidades, vocês serão os primeiros a saber.

    Por fim, anuncio que me rendi a nova tendência da tecnologia e abri uma conta no Twiter. Pretendo utiliza-la em um primeiro momento para anunciar as atualizações desse blog e da wiki, mas só Deus sabe o que o futuro me reserva. Vocês podem segui-la através do http://twitter.com/Mundosdemirr

  por Claudio Villa | nenhum comentário


Quarta-feira, 13 de Outubro de 2010

Primeiras Respostas

    Caros leitores,

    Atrasado devido ao feriadão (prometo me policiar mais) segue o post dessa semana. Recebi o primeiro retorno de uma das editoras que esta avaliando "O Vento Norte". Foi uma resposta sincera, direta, mas não exatamente a que eu queria escutar. Desnecessário dizer que o nome da editora permanecerá preservado até haver alguma definição.

    Segundo o editor, o livro tem potencial para ser publicado por eles, mas infelizmente sua agenda de publicação esta lotada até Março de 2011. Não que isso seja exatamente um problema, já que segundo meu planejamento estratégico, a época ideal para o lançamento seria em meados de Maio do mesmo ano.

    O problema reside no tempo que essa editora precisa para avaliar meu original. Segundo eles, há menos que eu tope uma edição sob demanda (o que já recusei), eu obteria uma resposta apenas no primeiro semestre de 2011, minando meu plano de lançamento.

    Ai vocês se perguntam: "qual a pressa?", "Já demorou três anos para sair algo novo, por que não esperar mais um?". Se teve algo que aprendi com Pelo Sangue e Pela Fé é que a pressa pode ser sim a maior arma contra um autor. Me arrependo em muito das decisões tomadas no primeiro livro e me consola o fato de que delas, tirei lições importantes.

    De qualquer forma, o mercado editorial é feito de momentos e oportunidades e sei que quando bem exploradas, podem trazer beneficios. Maio de 2011 é a data prevista para o lançamento nos cinemas de Piratas do Caribe 4 e vejo nesse lançamento uma boa oportunidade para vender um livro de fantasia com tema semelhante. Agora torço para adiarem o lançamento do filme.

    Ainda existem quatro editoras avaliando o material, e espero obter uma resposta delas em breve. Sinceramente achei que emplacar o segundo livro seria mais fácil, mas não é o que esta acontecendo.

    Por fim, aguardo uma novidades para as próximas semanas que pode ajudar como argumento de vendas do livro para a editora. Há algums meses venho mantendo contato com um autor e tento convencê-lo a escrever um prefácio para o livro. As perspectivas para que isso ocorra são boas e sei que se der certo, vai acrescentar algo muito legal a meu trabalho. É esperar para ver.

    Vale lembrar, para aqueles que quiserem se atualizar sobre o blog, que abri uma conta no Twitter. Para acompanhar é só procurar o @mundosdemirr.

  por Claudio Villa | nenhum comentário


Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

Mais uma nova proposta

    Recebi a resposta de mais uma editora essa semana e dessa vez esta me pareceu mais promissora.

    Diferente da primeira, que até o momento só havia visto meu planejamento editorial, essa segunda passou meu trabalho para alguns leitores beta que aparentemente gostaram do que leram.

    Outro dado curioso é que a leitura e a análise não contemplaram apenas "O Vento Norte", mas também o "Pelo Sangue e Pela Fé". Pelo que entendi, a editora teria interesse em lançar os dois.

    Para quem leu o PSPF, sabe de seus problemas e do que poderia ser melhorado. Além da revisão ruim, hoje, mais experiente, percebo que ele poderia ser menor e mas conciso e portanto não tenho planos de reeditá-lo a menos que tenha tempo de reescrevê-lo.

    Irei analisar a proposta da editora e estou tentando marcar uma conversa pessoal com o editor. Tão logo tenha alguma novidade nesse assunto, vocês pacientes leitores serão os primeiros a saber.

  por Claudio Villa | 2 comentários


Livraria Saraiva Livraria Cultura Livraria Sobrado Siciliano Fnac Livraria Nobel