Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/mundosde/public_html/pg_arquivos.php on line 6

Arquivos




Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 107

Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 110

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 160

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 161

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 163

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 166
Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009

O Ponto Final

    Acho que após tanto tempo, posso finalmente escrever um post com uma boa noticia, consegui finalmente colocar um ponto final em "O Vento Norte".

    Tenho de ser sincero, não fiquei totalmente satisfeito com o resultado final, ao menos não da mesma forma que fiquei ao fechar o "Pelo Sangue e Pela Fé". Analisando isso friamente, é fácil entender porque, afinal o PSPF foi meu primeiro livro e naquela época eu ainda estava na empolgação de terminar esse primeiro trabalho, de achar que tinha escrito algo incrível e que todas as pessoas iriam adorar, ou seja a imaturidade típica de um autor iniciante.

    PSPF me ensinou muitas lições, algumas duras, porém importantes e que busquei aplicar no Vento Norte. Hoje sinto que meu segundo romance esta mais maduro, seja na linguagem, no estilo e na pesquisa. O mundo em si esta mais coerente e estou pagando caro por esse desleixo no primeiro livro. Para quem ler os dois, haverão sim pequenas incoerências que não puderam ser remediadas e que, quem sabe, possam ser corrigidas em uma edição revisada de PSPF.

    A quem pense que por o ponto final em um original e o final do processo, quando na verdade é o começo de um ainda mais longo e sem dúvida mais penoso, a submissão de sua história aos olhos críticos de seus futuros leitores.

    A leitura crítica é fundamental uma vez que todo autor padece de uma forte miopia de seu trabalho. Após ler, reler, reescrever tantas e tantas vezes erros banais, situações absurdas e pouco convincentes somem de nossos olhos e nos tornamos incapazes de detecta-las.

    Há um ano, quando havia terminado a primeira parte de O Vento Norte (e, é claro, achava que estava fantástica), submeti o texto a alguns leitores que fizeram criticas muito duras e muito produtivas em relação ao texto. Após uma revisão criteriosa, posso dizer que aproveitei quase 90% do que essas pessoas disseram e sinto que o texto esta mais sóbrio e coeso.

    Agora reviso as duas partes seguintes, e tento em meio a essa tempestade de areia, aplicar os mesmos conceitos e enxergar os mesmos problemas apontados no começo. Agora com a história fechada, precisarei de uma nova leitura critica e só Deus sabe o que pode sair dai.

    No entanto estou confiante e sei que essas pessoas que tanto me ajudaram, estarão lá mais uma vez para fazer com que meu segundo livro seja ainda melhor que o primeiro. O aprendizado do oficio de escritor é constante e é reconfortante saber que existem pessoas no caminho para lhe apoiar.

  por Claudio Villa | 1 comentário



Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 107

Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 110

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 160

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 161

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 163

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/mundosde/public_html/mysql_connect.php on line 166
Domingo, 27 de Dezembro de 2009

Rumo a 2010

    Já é de praze nessa época do ano que a maioria dos blogueiros, colunistas, cronistas e afins utilizem seus espaços pra fazer um "balanço geral" do ano que passou.

    Geralmente não dou muita importância a esse tipo de post, mas esse ano foi sem dúvida especial e merece, mesmo que brevemente, uma olhada sobre esses acontecimentos.

    2009 Não foi um ano fácil para mim, sejá no aspecto profissional quanto no pessoal. Problemas familiares, que não veo ao caso nesse blog, afetaram em muito inumeros aspectos do meu trabalho como escritor, seja atrasando a produção do segundo livro e especialmente esse blog que vocês lêem.

    Pela primeira vez, desde que esse diáiro foi criado, eu perdi a regularidade semanal em atualiza-lo. Algumas vezes era a total falta de assunto, outras a falta de vontade e houve ainda aquelas vezes em que eu simplesmente esquecia de fazê-lo. Uma vez que o que move um blog é sua regularidade, esses problemas prejudicaram seu desenvolvimento

    Outra coisa prejudicada foi a Mirr Enciclopedia, que comecei com tanto entusiasmo e que permanece quase sem novos verbetes. Idéias não faltam, falta sim o tempo e a vointade muitas vezes de mexer ali. A página principal sem dúvida sofrerá mudanças, pois existem aspectos lá que não consigo atualizar com a velocidade devida.

    Mas o ano não foi só de coisas ruins, mas de algumas vitórias também. Em 2009, consegui empalcar dois contos em duas importantes antologias. A primeira, lançada em meados de Junho, foi a Steampunk, organizada e publicada pela editora Tarja. Eu já vinha acompanhando o trabalho dessa editora ha algum tempo e queria muito publicar algo com eles. Conseguir entrar na antrologia foi um misto de sorte e velocidade, uma vez que quando enviei meu conto o prazo para fechar estava estourado. O livro tem sido bastante elogiado e meu conto agradou, ou seja foi uma das melhores coisas que poderia ter feito no ano.

    A segunda antologia lançada em Outubro foi a Galeria do Sobrenatural, organizada por Silvio Alexandre e publicada pela editora Terracota. Eu enviei meu conto a eles em Março e como não tive resposta, acabei desistindo. Foi uma grata surpresa quando recebi um e-mail do editor Cláudio Brites avisando que meu conto havia sido selecionado. Tive de providenciar a papelada em dois dias, mas acabou dando tudo certo. Tive ali a oportunidade de ter meu conto ao lado de autores consagrados como Braulio Tavares (a quem pude conhecer no lançamento), Fabio Fernandes, Max Mallman entre outros.

    No primeiro dia de dezembro também coloquei o famigerado ponto final em meu segundo romance, O Vento Norte, o qual espero publicar até o final do ano. No momento ele passa pelo delicado processo de revisão, para ser então enviado aos leitores críticos. Estou confiante que se sairá melhor do que Pelo Sangue e Pela Fé.

    2010 bate a nossa porta e espero que seja um ano de sucesso. Prometo que irei tentar cuidar melhor desse blog e da wiki e quem sabe dar uma virada até 2011

  por Claudio Villa | nenhum comentário


Livraria Saraiva Livraria Cultura Livraria Sobrado Siciliano Fnac Livraria Nobel